Skip to content

    COMITÉ PIERRE DE COUBERTÍN​

    O Olimpismo Moderno foi idealizado por Pierre de Fredi, Barão de Coubertin, por iniciativa de quem se reuniu o Congresso Internacional de Atletismo de Paris, em 23 de junho de 1894.

    Neste congresso, foi aprovado o restabelecimento dos Jogos Olímpicos e acordada a criação do Comitê Olímpico Internacional.

    Nessa reunião foi decidido que os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna aconteceriam em Atenas, de 6 a 18 de abril de 1896. Os Jogos Olímpicos de Atenas foram um sucesso, o que encorajou Coubertin a organizar e promover os princípios olímpicos.

    ESTRUTURA E MEMBROS

    MISIÓN

    • 1
      O estudo da personalidade, vida e obra de Pierre de Coubertin relaciona-se com a perfeição e o bem-estar do ser humano a nível individual e coletivo, proporcionando soluções para os problemas que surgem no mundo moderno.
    • 2
      A promoção do humanismo coubertiniano, de seus princípios sociais, culturais, educacionais e morais. A Comissão contribuirá com o seu apoio e assistência aos estudos sobre a obra de Pierre de Coubertin que possam ser confiados aos seus membros ou a especialistas independentes da Comissão.
    • 3
      O Comitê trabalhará para a adoção dos princípios e ideias da obra de Pierre de Coubertin, da qual emana um espírito olímpico de amizade e compreensão entre os homens. O Comitê motivará e premiará indivíduos e organizações ou instituições que ajudaram a realizar os ideais de Pierre de Coubertin.
    • 4
      O Comitê colaborará com outras organizações, nacionais ou internacionais, que tenham objetivos semelhantes, como a implementação de um espírito olímpico e a transmissão da herança espiritual legada por Pierre de Coubertin.

    LINKS DE INTERESSE 

    Com o objetivo de divulgar a vida e obra do principal arquiteto do olimpismo moderno, foi fundado o Comitê Internacional Pierre de Coubertin, bem como os respectivos Comitês Nacionais dedicados à figura do humanista, filantropo e pedagogo francês.

    PATROCINADORES