• PT
  • EN
  • FR

A atleta de judo, Djamila Correia, estará na Croácia, a partir do dia 28 deste mês, para competir no Grand Prix Zagreb.

Djamila Correia, recentemente agraciada com a bolsa da Solidariedade Olímpica para qualificação para os Jogos Olímpicos de Tokio2020, fará a sua participação na categoria -52 kg.

A judoca competiu recentemente no campeonato do mundo por Cabo Verde, mas perdeu no primeiro combate contra a experiente indiana, Kalpenga Dali Thoudam.

Djamila Correia é atleta no Sport Lisboa e Benfica de Portugal e promete o seu melhor nesta competição.

As eleições no Comité Olímpico Cabo-verdiano já foram marcadas para 02 de Dezembro de 2017. A decisão saiu da Assembleia Geral extraordinária, realizada no último sábado, na cidade da Praia, e que contou com a presença da maioria dos presidentes das Federações desportivas do país.

A marcação da data bem como a aprovação da comissão de eleições, propostas pelo corpo diretivo do COC, chefiada por Filomena Fortes, foram feitas por votação, tendo a maioria votado a favor, ficando assim calendarizada as eleições.

Este escrutínio que irá nomear um novo corpo diretivo para instituição, terá lugar na sede do COC, com hora a indicar.

Lembre-se de que, Filomena Fortes é presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano desde 2014.

O Presidente da recente criada Associação de Treinadores de Futebol de Cabo Verde, Humberto Bettencourt visitou, nesta manha de terça-feira, 22, a sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano com vista a apresentar a nova instituição à casa do Olimpismo em Cabo Verde.

Segundo Humberto Bettercourt esta visita serviu para estreitar relações entre as duas intuições.

“Viemos apresentar a constituição da nossa associação à presidente do Comité Olímpico e saber das possibilidades do COC ser nosso parceiro em projetos futuros”, assinalou.

A Associação que há poucas semanas foi criada segundo o presidente já está com treinadores de seis ilhas inscritas e o próximo passo é criar uma base de dados para que haja uma política acertada aos anseios dos treinadores.

Para Bettencourt, “um dos nossos objetivos é formar e capacitar os treinadores, pois ainda só se dispõe da licença C em Cabo Verde, e também lutar para terem mais condições no trabalho que têm feito”.

O Presidente ainda apela a inscrição de todos os treinadores de futebol na Associação para que haja uma noção real dos treinadores a exercer no país, e assim procurar melhores condições para a classe.

Nesta visita a Presidente do Comité Olímpico, Filomena Fortes, deixou mais uma vez aberta as portas da casa, e classificou de forma louvável a iniciativa de se criar uma associação de treinadores de futebol, apelando também às outras modalidades que criem as suas associações.

A Camara Municipal de Santa Cruz esteve hoje, 23, reunido com o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), para inteirar-se do andamento do projeto do centro Olympáfrica, que deverá começar em breve com a fase de edificação, naquele concelho do interior da ilha de Santiago.

Durante a reunião o presidente da edilidade de Santa Cruz, Carlos Silva, mostrou-se satisfeito por saber que o projeto está sendo bem encaminhado.

Segundo o edil " nós vamos desencadear a partir de agora uma campanha de angariação de parceiros, para tornar este centro numa referência em África e útil para a comunidade e para o país.

O centro Olympáfica será um espaço Desportivo e Educativo, financiado pela Fundação Internacional Olympáfrica e pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano. Este projeto vai acolher um campo de futebol, uma pista de atletismo, uma biblioteca com um centro de estudos, uma placa multidesportiva e edifícios de apoio.

"O lançamento da primeira-pedra deverá ser feito em outubro deste ano e iremos contar com os responsáveis do Comité Olímpico Cabo-verdiano”, avançou o presidente.

Além de ser um centro desportivo esta infra-estrutura visa criar mecanismos de criação de rendimentos à população envolvente, com diversos projetos já catalogados e ser uma referência na disseminação dos valores olímpicos dentro da mesma.

Lembre-se que Santa Cruz venceu em abril deste ano um concurso aberto pela Fundação Internacional Olympáfrica, através do COC, para a construção deste centro que será o primeiro em Cabo Verde entre os vários em toda a África.

 

Já se encontram disponíveis para download os slides dos workshops de medicina desportiva e de nutrição no desporto, que tiveram lugar no mês de julho e agosto, nas ilhas de Santiago, Fogo, São Vicente e Sal e na cidade da Praia, respectivamente.

Para baixar os seus slides basta clicar no link abaixo e seguir os passos.

Slides dos workshops de medicina desportiva e de nutrição

Atenção que só ficará disponivel on-line por mais quatro semanas.