• PT
  • EN
  • FR

Cabo Verde vai acolher os I Jogos Olímpicos de Praia Africanos 2019, depois da aprovação da nossa candidatura, em sede da comissão executiva da Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), realizado em Bamako, Mali, a 3 e 4 deste mês.

Os Jogos serão realizados na ilha do Sal, que no mês passado recebeu a visita do presidente da associação africana, para ver in loco as condições que a ilha reúne para acolher este que será um mega evento, com a participação de 54 países de África.

Neste âmbito o país foi ainda convidado a apresentar os Jogos Olímpicos de Praia Africanos Cabo Verde 2019, na Assembleia geral da ACNOA, a realizar no Djibuti, nos dias 8 e 9 de Maio.

Para a presidente do COC é uma grande satisfação ver Cabo Verde a acolher tão grande evento e que trará ganhos incontornáveis ao país quer no desporto como nas mais diversas áreas.

A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, esteve esta tarde de visita ao Comité Olímpico do Senegal. Uma visita que acontece no decorrer da viagem para o Mali, com vista a participação na assembleia da comissão executiva da Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA).

Durante a visita a presidente, acompanhada do secretário executivo do COC, Leonardo Cunha, teve a oportunidade de conhecer as instalações do Comité senegalês, e soube de alguns projetos que a organização olímpica encontra a desenvolver, naquele país.

Os dois comités tem hoje uma relação de amizade, como reforça a Filomena Fortes.

Lembre-se que a Presidente do COC, e o secretário executivo, estarão no Mali, de 02 a 05 deste mês, para apresentar mais uma vez o projeto de Cabo Verde para acolher os Jogos Africanos de Praia 2019, depois do convite do presidente da ACNOA, que esteve de visita ao nosso país, no último mês.

O treinador de andebol Nelson de Jesus é o novo presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, após o pleito eleitoral realizado, este domingo, 29, na sede da instituição, colocando duas candidaturas na corrida.

A candidatura liderada por Lourdes Salazar, ex vice-presidente da Federação no mandato cessante, era a lista aversária na corrida, que entretanto deu lugar à equipa liderada por Nelson de Jesus.

A nova direção encabeçada por Nelson Martins, tem como vice-presidente Carlos Alfama, Secretário-geral, Moisés Semedo, Carlos Viera, de São Nicolau, preside o Conselho Nacional de Arbitragem, o Conselho de Disciplina é presidido pela Advogada Evandra Pereira, e Boaventura Alves lidera o Conselho Jurisdicional.

Trazer novos projetos, muito em breve, é uma das prioridades da nova liderança.

O Comité Olímpico deseja sucessos à nova equipa liderativa.

 Foto: rtc.cv

 

As atletas cabo-verdianas de taekwondo, residentes nos Estados Unidos, Maria Andrade, Sofia Reis e Ariana dos Santos estarão, nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, em competição na cidade de Las Vegas, no “US Open Taekwondo”.

Esta será a segunda competição desta época para as três atletas que vem arrastando medalhas nos Estados Unidos, e não só, sob o comando do técnico Joseph Pina.

A prova que reúne atletas de todos os Estados Unidos, e também de ouros países, será mais um desafio as cabo-verdianas que dizem-se preparadas.

“Vamos dar o nosso máximo, apesar de termos pouco tempo para os treinos agora, estamos preparadas para mais este desafio”, realça Maria Andrade, atleta olímpica, que esteve nos Jogos do Rio 2016 e que ainda em finais de outubro arrebatou a medalha de bronze no “Portland G2 Open”.

As atletas, Maria Andrade, Sofia Reis e Ariana dos Santos competem na categoria de -49, + 57 e +73, respetivamente.

O Sal Praia Soccer Cup será mais uma vez recurso no calendário global do desporto em 2017 após uma bem-sucedida edição nova no ano passado.

Em Abril de 2016, a Praia de Santa Maria, na Ilha de Sal, em Cabo Verde, acolheu pela primeira vez um torneio de futebol de praia de alto nível e este ano volta a acontecer em Maio, com os anfitriões a conquistar Portugal e Inglaterra e Alemanha, para a competição.

Os vizinhos de Portugal vão mais uma vez oferecer o exame mais sério das credenciais de Cabo Verde, frescos da sua defesa do título da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA, nas Bahamas, enquanto a Inglaterra e a Alemanha - entre os 35 maiores do mundo - também competirão entre 19 e 21 de Maio.

No ano passado, Portugal conseguiu o título inaugural graças a duas vitórias em tempo normal e a mais um sucesso no tempo de adição, com Espanha e Inglaterra terminando em segundo e terceiro respetivamente.

Cabo Verde, ao mesmo tempo em que mostrou promessa na frente de seus fãs de casa na última vez, vai esperar melhorar em seu quarto lugar e conquistar seus primeiros pontos no evento deste ano.

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias sobre a Sal Beach Soccer Cup 2017 através da página do evento em www.beachsoccer.com.

 Fonte:www.beachsoccer.com