• PT
  • EN
  • FR

Arranca hoje, 15 de fevereiro, no Estádio Nacional, uma formação de instrutores em Kids Athletics – brincar ao atletismo - da Federação Internacional de Atletismo ( IAAF), destinado a professores do ensino básico das várias escolas do concelho da Praia e de Ribeira Grande de Santiago.

Esta formação que acontece numa parceria da Federação Cabo-verdiana de Atletismo e da Direcção-Geral dos Desportos, com o financiamento da Conferencia dos Ministros da Juventude e Desporto da Francofonia (CONFEJES), pretende dotar os educadores de conhecimentos teóricos e práticos, para popularizar a modalidade na camada infantil, integrado nos programas de educação física das escolas.

Esta formação vem dar continuidade ao projeto de implementação desta disciplina em Cabo Verde, que arrancou com uma formação de técnicos de Nivel I em 2015, com o apoio da Solidariedade Olímpica, através do Comité Olímpico Cabo-verdiano.

A formação termina no dia 17 deste mês.

 Foto: FCAtletismo

 

O atleta Olímpico Jordin Andrade, residente nos EUA esteve de volta às pistas, no último sábado para o "Boise State Challenge", onde fez uma prova emocionante a serviço da sua universidade, onde não competia desde 2015.

Jordin que é especialista nos 400 metros barreiras, começou o ano a explorar novas disciplinas e competiu nos 200 metros rasos, onde ficou em segundo lugar, com o tempo de 21.81 milésimos, perdendo o primeiro lugar logo na chegada à meta.

Depois da prova o atleta mostrava-se emocionado com a competição acirrada, e disse ter em mente treinar ainda mais duro para as provas outdoor que deverão começar em abril com o "Mt SAC Relays".

Lembre-se que Jordin Andrade foi o primeiro atleta cabo-verdiano a chegar a semi-final, numa competição nos Jogos Olímpicos.

Foto: http://www.broncosports.com

A Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, preside no dia 09 de Fevereiro, a apresentação oficial da Associação Regional de Natação de Santiago Sul (ARENASS), que irá decorrer no Praia-Shopping, pelas 18:00 horas.

Esta associação ora constituída será mais um passo para a regulamentação da modalidade em Cabo Verde, com vista a criação de uma federação.

A cerimónia contará com várias personalidades desportivas.

Aconteceu ontem, 09 de Fevereiro, a apresentação pública de mais uma associação desportiva no país, a Associação Regional de Natação Santiago Sul (ARENAS), presidida pela empresária Elisângela Ramos, que será também coadjuvada por um dos ícones da natação nacional, Mikau Laginha.

A cerimónia de lançamento oficial da Associação contou com vários responsáveis do desporto nacional, incluindo a Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, onde reforçaram a vontade de ter mais associações desportivas e alavancar novas modalidades no país.

Este é um dos primeiros passos para a criação de uma federação da modalidade em Cabo Verde e é visto com muito bons olhos pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano.

Há cada vez mais associações a serem criadas e ainda hoje será a vez da Associação de Ténis de Mesa da ilha do Sal, que acontece três semanas após a realização da formação de treinadores ténis de mesa, realizado pela Federação Internacionalda modalidade em parceria com o COC, na cidade da Praia.

 

 

A nova equipa na liderança da Federação Cabo-verdiana de Andebol esteve, nesta terça-feira, 07, de visita ao Comité Olímpico Cabo-verdiano, com o propósito de inteirar das oportunidades de cooperação entre as duas instituições.

Uma visita que durou cerca de uma hora, juntou à mesa o Presidente da Federação Nelson de Jesus e sua equipa, bem como a Presidente do COC e o Secretário executivo, que esclareceram quais os programas disponíveis a Federação para os próximo tempos.

Á saída do encontro o Presidente da Federação mostrou-se admirado com as oportunidades abertas a instituição e promete tentar usufruir o máximo delas para o bem do andebol no país.