• PT
  • EN
  • FR

A Comissão Mulher e Desporto do Comité Olímpico Cabo-verdiano (CMDCOC) vai organizar, no dia 25 de Março, o "I Fórum Nacional Mulher e Desporto", com o propósito de chamar a atenção das várias camadas sociais, para a a participação feminina no desporto. O fórum terá lugar no auditório da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, das 09:00 às 17:00 horas.

Este Fórum encontra-se enquadrado nas comemorações do Dia da Mulher Cabo-verdiana, e será um marco para o desporto no feminino em Cabo Verde.

O evento, suportado pela Solidariedade Olímpica, terá na agenda o debate de vários subtemas, de modo a alcançar os mais diversos polos dentro do desporto no feminino. A conferência de abertura será feita pela representante da Associação Mulher e Desporto de Portugal, que irá a abordar o tema "A promoção da mulher no e através do Desporto", moderada pela Presidente da ICIEG, Rosana Almeida, seguido de várias mesas redondas durante o dia.

"A visão da mulher e do desporto em Cabo Verde", "As estatísticas da participação da mulher no desporto", "A presença da mulher desportista nos media cabo-verdianos" e "A história da Educação Física em Cabo-verde/ a contribuição da mulher e dos jovens", serão os painéis da primeira mesa redonda que conta com os apresentadores, Cristina Ferreira, Presidente da CMDCOC, Simão Rodrigues jornalista, e Rute Alinho ex-professora de educação física. Essa mesa redonda será moderada por Carlos Santos, Director da Agência Cabo-verdiana de notícias Inforpress.

O testemunho de atletas femininas que já participaram em diversas competições ao mais alto nível será também um dos pontos deste evento, com Artemísia Sequeira, atleta do desporto adaptado, Wânia Monteiro, atleta olímpica, e Gabriela Borges ex-atleta de várias modalidades, a compartilharem as suas experiências no mundo desportivo.

Na parte da tarde mais uma mesa redonda será realizada com sob a âncora da "Liderança feminina no desporto" com vários oradores desde Graça Sanches, Assunção Semedo, Albertina Monteiro até Maria Graça, sob a moderação da representante da ONU Mulheres em Cabo Verde, seguido de debate.

Ainda na agenda "Os desafios de ser uma atleta na África", apresentado pela ex-atleta Olímpica e presidente da Comissão de Atletas da Zona II africana, Kady Kanouté, moderada pela primeira atleta olímpica de Cabo Verde, Isménia Frederico.

Por último a conferência será encerrada com a apresentação da Presidente do COC, Filomena Fortes, que fará uma exposição sobre "O género e o desporto em Cabo Verde - atualmente e perspetivas para o futuro".

O I Fórum Nacional do Desporto contará também com várias personalidades cabo-verdianas e os voluntários do Comité Olímpico de todas as ilhas do país.

Confira o programa do evento abaixo.

Programa do Fórum Mulher e Desporto

 

 

O Doutor cabo-verdiano, Nuno Martins, irá representar o país na Conferência do Comité Olímpico Internacional (COI), sobre prevenção de lesões e doenças no desporto, com lugar em Mónaco, de 16 a 18 deste mês. Esta participação enquadra-se na pós-graduação que o Doutor está a realizar em IOC Medical Diploma, lecionado on-line.

Nuno Martins que é membro da Comissão médica do Comité Olímpico Cabo-verdiano fará a sua participação, com o objetivo de trazer na bagagem mais conhecimentos, no que se designa à matéria da medicina desportiva.

De realçar que depois desta participação, o doutor irá compartilhar esta e outras experiências, num dos projetos que o COC tem em mente realizar ainda este ano em Cabo Verde.

Esta conferência em que participa é renovada a cada três anos, reunindo eminentes especialistas internacionais em prevenção de lesões e doenças, para colaborar e compartilhar as últimas descobertas e opiniões sobre a melhor forma de proteger o bem-estar dos atletas dentro e fora das competições.

 

O Comité Olímpico Cabo-verdiano reuniu-se esta manhã, 28, com o Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, com vista a futuras cooperações no ramo desportivo no país.

O encontro de uma hora serviu para o Comité Olímpico fazer uma apresentação do trabalho que tem feito em Cabo Verde, em consonância com as diversas instituições desportivas do país, bem como os projetos em carteira.

A vitória na candidatura de Cabo Verde para organização dos Jogos Olímpicos de Praia Africanos, que deverão ter lugar na ilha do Sal em 2019, foi um dos assuntos onde a embaixada mostrou se mais interessada, pois poderia trocar-se experiencias, já que a China já organizou os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Depois do encontro ficaram abertas possibilidades de cooperação entre as duas instituições a bem do desporto nacional.

 

Os voluntários do Comité Olímpico Cabo-verdiano e formandos do projeto VerdeOlympics, da ilha do Maio, estarão nos dias 11 e 18 deste mês envolvidos na organização da 3ª edição da “Taça Os Titânios”, promovida pela escola de futebol que dá nome ao torneio.

A terceira edição irá colocar em disputa crianças dos escalões sub 9, sub 11 e sub 13, na localidade de Calheta, com o objetivo de competir, mas também na criação de valores da amizade, respeito pelo adversário e ética desportiva.

Os voluntários do Comité Olímpico têm estado na ativa desde a passagem do projeto VerdeOlympics pela ilha, que os capacitou na organização de eventos desportivos, com mínimo de recursos financeiros possíveis.

O Comité Olímpico dos Estados Unidos está a disponibilizar, através da congénere cabo-verdiana, uma bolsa de estudo em formação de treinadores, com lugar naquele país, a partir do dia 16 de Setembro de 2017.

O curso suportado pela Solidariedade Olímpica está inserido no programa de Certificado de formação para treinadores (ICEP) e visa formar ao mais alto nível, treinadores das diversas modalidades.

Para formalizar a candidatura os candidatos deverão fazer a entrega dos seguintes documentos, na sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano, em Achada de Santo António até o dia 21 de abril:

- Carta de Motivação;

- Curriculum Vitae;

- Carta de recomendação;

- Cópia do passaporte;

- Cópia do certificado de habilitações literárias;

- Comprovativo de domínio da língua inglesa.

Para mais informações contatar o responsável pela área académica do COC – Emanuel Passos – pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.