• PT
  • EN
  • FR

Cinco atletas cabo-verdianos de judo estarão em competição desde hoje, sexta-feira, 17, até amanhã sábado, na Holanda e no Senegal. São eles Djamila Silva, Sandra Borges, Magner Mendes, Wilson Teixeira e Nuno Miguel Silva.

Djamila Correia e Silva na categoria -52kg e Sandra Borges na categoria -57 kg, entrarão no tatami, hoje, para defrontar a Portugal e a Polónia, respetivamente, no Open de Hague – Holanda.

Já os rapazes partiram da cidade da Praia, ontem, para representar Cabo Verde no Open Dakar. Magner Mendes (66 kg), Nuno Miguel Silva (60 kg) e Wilson Patrick Teixeira (81kg) são os atletas selecionados para mais este desafio.

De ressalvar que os referidos atletas tem estado em competição constantemente, e têm trazido bons resultados em suas participações.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano, através da sua Comissão de Atletas liderada por Isménia Frederico, e a Câmara Municipal de Santa Cruz irão celebrar o Dia Nacional do Desporto Nacional, com um mega evento desportivo, no Estádio 25 julho, onde se espera contar com mais de 300 crianças e jovens para praticar diversas modalidades desportivas. 

O evento que terá lugar no dia 11 de novembro, sábado, às 09:00 horas e será mais uma atividade do COC, que pretende levar o desporto e os valores do olimpismo às comunidades mais remotas do país.

Sob o lema “Por um desporto ao serviço de Cabo Verde” será a primeira vez que esta atividade terá lugar naquele município, e quer se que seja uma grande oportunidade para que a população local saiba o valor do desporto para o desenvolvimento dos vários setores sociais, com foco ao novo centro Olympafrica que será construído no município.

Muita animação com a colocação do Desporto ao serviço de Cabo Verde é a mensagem que se pretende na celebração do Dia Nacional do Desporto.

A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, participou este domingo, numa reunião da Comissão de Desporto e Sociedade ativa do Comité Olímpico Internacional (COI) que decorreu na cidade de Lausanne, na Suíça.

Esta reunião teve como meta apresentar relatórios e discutir novas politica para a comissão, bem como apresentação dos membros, sobre os projetos que vêm desenvolvendo nos seus países e não só.

Filomena Fortes é membro desta comissão desde 2015 e também foi nomeada, em junho deste ano, para a comissão de Educação Olímpica do mesmo organismo do desporto mundial.

A ilha de São Vicente irá acolher o primeiro Fórum Nacional da Academia Olímpica de Cabo Verde (AOC), no próximo dia 10 de Novembro, pelas 17:30, no auditório do Centro de Estágios da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Com temas em torno da educação olimpica e ética no desporto, este Fórum pretende dar aos participantes, uma visão clara de qual o papel da Academia Olímpica em Cabo Verde e falar de questões pertinentes a volta do Olímpismo.

O evento traz três oradores ao palco, Carlos Rocha que irá fazer uma apresentação sobre “O papel do Olimpismo no desenvolvimento do Desporto em Cabo Verde”, Orlando Mascarenhas presidente da Comissão de ética desportiva do COC, que fará a sua explanação em torno da “Ética e Educação Olímpica”, e para terminar Maísa Salazar, membro da Comissão de Ética do COC, com o tema “A Mulher e a Ética no Desporto”.

Todas estas apresentações terão espaço para debate, que será moderado pelo jornalista Luís Cardoso da Silva.

A Academia Olímpica de Cabo Verde foi fundada em 2015 e desde então tem trabalhado na divulgação do olimpismo nas diversas esferas da sociedade.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano informa que estão abertas as candidaturas para o Ciclo Internacional Elite Sport Lausanne-Suíça (CISEL) 2018. A edição de Primavera de 2018 será realizada de 06.04.2018 a 04.06.2018, em Lausane - Suiça.

Desde 2003, 192 treinadores e directores técnicos nacionais completaram com sucesso o CISEL, vindos de 31 países francófonos da África, América Central e Ásia.

Este curso conta com a colaboração da Solidariedade Olímpica, que permitiu até hoje estagiários activos em 23 disciplinas desportivas. 

Para informações entre neste linki:http://www.sportsacademylausanne.ch/fr/International/CISeL.html

São adimitidos neste curso treinadores, treinadores físicos, diretores técnicos, fisioterapeutas e gestores.

Condições para inscrição:

- Ser um treinador referenciado por uma Federação Desportiva nacional inserida no Programa Olímpico Tokyo2020 – CARTA DE CONFORTO OBRIGATÓRIA
- Domínio Oral e Escrito de Francês
- Curriculum de carreira desportiva em Francês com os diplomas que achar pertinentes
- Copia de Passaporte.
- Conteúdo da Bolsa:
- Alojamento
- Propina do Curso
- Viagem de ida e volta em classe económica na rota mais directa
- Ajudas de Custo fornecidas pelo CISEL

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO ATÉ: 15 de Dezembro de 2017
Inscrições em: http://cisel2018.coc.cv

Curriculum