• PT
  • EN
  • FR

Cabo Verde recebeu, no final da semana transata, a confirmação de três Wildcards (convites), para fazer a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, Buenos Aires2018, que acontecem de 1 a 12 de outubro na Argentina, reunindo atletas entre os 15 e 18 anos de idade, de 206 países, em 31 modalidades.

As modalidades convidadas são o Atletismo e o Taekwondo, e os três atletas cabo-verdianos que já têm a sua participação garantida são, Marcelo Gomes velocista nos 100 metros da ilha do Sal, Magda Moreira, especialista em 3000 metros, natural de Santiago Norte e Nicalas Fernandes atleta de Taekwondo na categoria -55 kg, e residente nos Estados Unidos.

Contudo como em qualquer Jogos Olímpicos haverá a fase de qualificação, pelo que Cabo Verde poderá até 2018 ter mais atletas com qualificação por mérito.

Os Jogos Olímpicos da Juventude são um evento internacional multi-desportivo, cuja primeira edição foi realizada em Singapura entre 14 e 26 de agosto de 2010.

Os Jogos são realizados a cada quatro anos entre edições da mesma estação (Verão ou Inverno), tal como sucede com o atual formato dos Jogos Olímpicos. A idade dos participantes está limitada, sendo que os atletas só podem ter entre 15 e 18 anos.

 

A Federação Italiana de Esgrima entregou, esta manhã, de materiais desportivos de Esgrima às Forças Armadas de Cabo Verde, na sede a instituição com o intuito de encorajar o desenvolvimento da disciplina desportiva em Cabo Verde.

O ato contou com a presença do Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, que desafiou as Forças Armadas, depois da entrega, para que se realize muito em breve um torneio de Esgrima, no seio militar, com vista a servir de espelho a todos os jovens e toda a sociedade cabo-verdiana, no intuito de enraizar a modalidade no país.

O mesmo elogiou o trabalho desenvolvido pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano em encorajar a prática de novas modalidades Olímpicas em Cabo Verde, e mostrou total apoio do seu gabinete para o desenvolvimento da Esgrima no arquipélago, através das Forças Armadas.

Por sua vez o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, MG Anildo Morais, mostrou se agradecido pela doação destes materiais desportivos e prometeu introduzir a modalidade o mais rápido possível entre os militares.

O Presidente da Federação de Esgrima, Giorgio Scarasio, falou da importância desta cooperação e deixou saber também da abertura para acolher futuros monitores para formação na Itália.

Ontem o Presidente esteve de visita ao Estádio Nacional, em Monte Vaca, onde recebeu a expetativa dos responsáveis em sediar a primeira escola de esgrima do país.

Esta doação de materiais surgiu de vários contactos que esta Federação italiana fez com o Comité Olímpico Cabo-verdiano, através da Associação de Amizade Itália Cabo Verde, a Kriolitá.

A Esgrima é uma modalidade que surgiu genuinamente do seio militar e por este motivo a escolha das Forças Armadas para impulsionar a modalidade no país.

 


O Comité Olímpico cabo-verdiano reuniu-se, esta quinta-feira, 06, com o Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde, com vista a instalar laços de cooperação no domínio da língua chinesa, pensando na formação dos agentes desportivos em Cabo Verde.

Esta reunião que se desenrolou na Universidade de Cabo Verde, serviu também para entender a filosofia das duas instituições, e descobrir pontos em comum que deverão ser aproveitados a favor de ambos.

O Instituto Confúcio é uma instituição de formação sem fins lucrativos, assente no princípio da cooperação entre a República Popular da China e outros países amigos e parceiros, com o objetivo de divulgar e melhorar a compreensão da língua e da cultura chinesa.

Lembre-se que neste momento o Comité Olímpico Cabo-verdiano, em parceria com o Comité Olímpico Francês, tem em Cabo Verde um voluntário a lecionar, aulas de Francês a 20 agentes desportivos.

O Presidente da Federação de Esgrima da Itália, Giorgio Scarso, estará de visita a Cabo Verde, de 11 a 13 de abril, o no quadro da cooperação com o nosso país, onde fará uma doação de materiais desportivos às Forças Armadas de Cabo Verde para impulsionar a modalidade no território nacional.

Esta visita ao país e a respetiva doação dos materiais acontece em consequência de contatos que esta Federação fez com o Comité Olímpico Cabo-verdiano, com vista ao desenvolvimento da modalidade em Cabo Verde.

A visita irá começar na sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano, pelas 10:00 horas, onde o responsável italiano terá um encontro com a Presidente do COC.

No dia 12, pelas 10:00 horas, será a vez do Ministro dos Desportos receber a visita do Presidente que ainda tem agendado uma visita ao Estádio Nacional, no mesmo dia.

A entrega dos materiais, por sua vez, acontece no dia 13 pelas 10:30 horas, na sede das Forças Armadas de Cabo Verde.

Cabo Verde tem atualmente 18 modalidades Olímpicas a serem desenvolvidas, segundo o "Mapa do Desporto", documento produzido pela organização internacional SportImpact, e a Esgrima está entre as demais. Por recomendação do Comité Olimpico Internacional é importante o desenvolvimento de mais modalidades desportivas de acordo com os desejos da população.

Foto: http://mvpsports.com.br

Cabo Verde arrebatou, este fim-de-semana, no “Rhode Island Taekwondo Championship”, com lugar nos Estados Unidos, três medalhas de ouro, conquistadas pelas atletas Sofia Reis, Maria Andrade e Ariana dos Santos.

Este é mais um arrastão de medalhas, que as três cabo-verdianas fazem nos Estados Unidos, já que as suas participações têm sido sempre rodeadas de medalhas.

Nesta competição as três atletas encontraram pela frente atletas dos Estados Unidos, onde Ariana dos Santos conseguiu um score de 8 - 2, Sofia Reis de 11 - 6 e Maria Andrade de 5 - 2.

Em conversa com o treinador das três atletas Joseph Pina, este, mostrou satisfação por mais esta vitória nos campeonatos nos Estados Unidos.

De realçar também que nesta mesma competição o jovem de origem cabo-verdiana, Imanuel Fernandes, levou para casa a medalha de ouro na sua categoria.