• PT
  • EN
  • FR

O Presidente da recente criada Associação de Treinadores de Futebol de Cabo Verde, Humberto Bettencourt visitou, nesta manha de terça-feira, 22, a sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano com vista a apresentar a nova instituição à casa do Olimpismo em Cabo Verde.

Segundo Humberto Bettercourt esta visita serviu para estreitar relações entre as duas intuições.

“Viemos apresentar a constituição da nossa associação à presidente do Comité Olímpico e saber das possibilidades do COC ser nosso parceiro em projetos futuros”, assinalou.

A Associação que há poucas semanas foi criada segundo o presidente já está com treinadores de seis ilhas inscritas e o próximo passo é criar uma base de dados para que haja uma política acertada aos anseios dos treinadores.

Para Bettencourt, “um dos nossos objetivos é formar e capacitar os treinadores, pois ainda só se dispõe da licença C em Cabo Verde, e também lutar para terem mais condições no trabalho que têm feito”.

O Presidente ainda apela a inscrição de todos os treinadores de futebol na Associação para que haja uma noção real dos treinadores a exercer no país, e assim procurar melhores condições para a classe.

Nesta visita a Presidente do Comité Olímpico, Filomena Fortes, deixou mais uma vez aberta as portas da casa, e classificou de forma louvável a iniciativa de se criar uma associação de treinadores de futebol, apelando também às outras modalidades que criem as suas associações.

Já se encontram disponíveis para download os slides dos workshops de medicina desportiva e de nutrição no desporto, que tiveram lugar no mês de julho e agosto, nas ilhas de Santiago, Fogo, São Vicente e Sal e na cidade da Praia, respectivamente.

Para baixar os seus slides basta clicar no link abaixo e seguir os passos.

Slides dos workshops de medicina desportiva e de nutrição

Atenção que só ficará disponivel on-line por mais quatro semanas.

O Centro de Medicina Desportiva da Praia (CMDP), através da gestão do Estádio Nacional, realizou hoje, um workshop em nutrição para o desporto, no pavilhão Vává Duarte, cidade da Praia, pelas 14:00 horas. Esta iniciativa do CMDP conta com a parceria do Comité Olímpico e da Direção-Geral do Desportos.

Este evento denominado “Comer para competir”foi conduzido pela nutricionista Madalena Ortigão (Mestre em Nutrição Clinica) e visa alargar e dar aos atletas e interessados no desporto, diretrizes no que diz respeito a alimentação ideal para praticantes do desporto, dentro das possibilidades do país. A formação está enquadrada pelas diretivas do Comité Olímpico Internacional para a área da Nutrição.

A importância deste workshop é reconhecido pelo promotor como essencial para a vida dos praticantes do desporto, já que a alimentação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento do rendimento desportivo de um atleta.

O Comitê Olímpico Cabo-verdiano (COC), através do seu programa 1.9 - Bolsa de Formação Jornalistas Desportivos, está a oferecer a oportunidade de participação no terceiro ciclo para o Programa de Jovens Repórteres do COI, um programa de treino em jornalismo desportivo que será realizado durante os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018.

A iniciativa dos Jovens Repórteres irá levar 30 jovens repórteres dos cinco continentes para os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires (Argentina), de 06 a 18 de Outubro de 2018, com o programa de 30 de Setembro a 19 de Outubro de 2018.

Os jovens repórteres terão acesso a todas as competições, trabalharão e treinarão no Centro de Imprensa Principal com todos os outros meios de comunicação credenciados e recebem treino de média especializado e intensivo por parte dos jornalistas olímpicos seniores.

Para ser candidato o jovem jornalista deverá preencher os seguintes requisitos:

• Idade entre 18 e 24 anos (até dia 30 de Setembro de 2018)
• Estudará jornalismo na faculdade ou estará trabalhando como repórter
• Ter proficiência em inglês
• Ter um portfólio (currículo Vitae) e referências
• Disponível para participar da duração total do treinamento

Ao todo serão quatro participantes de cada continente (África, Américas, Ásia, Oceânia e Europa) sendo dois (2) homens e duas (2) mulheres de cada continente.

Os selecionados serão acompanhados por quatro jovens repórteres da Argentina (o país anfitrião para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018) e dois da Suíça (país anfitrião dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de Lausanne 2020).

Para inscrever: http://tinyurl.com/YRP2018

CANDIDATURA VÁLIDAS ATÉ DIA: 15 de Outubro de 2017.

ANÚNCIO DE VAGAS A: 12 de Dezembro de 2017 (após uma entrevista individualizada em inglês e processo de verificação com todos os candidatos).

Imagem: olympic.org

A Associação de Comités Olímpicos Nacionais Francófonos (AFCNO) anuncia, através do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), a abertura de candidaturas para a segunda edição do curso avançado de treinadores francófonos, cujo cabo-verdiano Lúcio Antunes, participou na primeira edição, em 2016.

Esta segunda edição acontece de 16 a 20 Outubro de 2017, na França e as candidaturas deverão ser feitas pelo link: http://tinyurl.com/afcno2017 até o dia 15 de Agosto.

O curso é realizado em francês e não haverá serviços de tradução.

Condições para candidatura: 
- Ser um treinador de alto nível com apoio de uma federação Nacional associada do COC
- Ter menos de 40 anos
- Ter experiência comprovada na área do treino

A bolsa de formação inclui:
- Viagem até França e transportes Internos
- Alimentação e Alojamento durante a formação.

Nota: Despesas com Vistos e Ajudas de custo não estão incluídas.