• PT
  • EN
  • FR

Acontecem, na cidade da Praia, de 29 janeiro a 03 de fevereiro dois eventos sob a égide do Comité Olímpico Cabo-verdiano, inaugurando assim o rol de atividades da instituição programadas para este ano de 2018. Um Curso de Administração Desportiva e um Encontro de Diretores Técnicos Nacionais Desportivos farão o pontapé de saída.

O Curso de Administração Desportiva terá lugar na sede do Comité Olímpico, de 29 de janeiro a 03 de fevereiro e tem como foco jovens e agentes desportivos de todas as ilhas do país já seleccionados, e que estarão vocacionados na criação de Clubes Olímpicos e enquadrados no Programa de Educação dos Valores Olímpicos (OVEP) do Comité Olímpico Internacional e da plataforma Desporto para a Vida.

O propósito desta formação é fornecer aos participantes ferramentas de forma a gerir e administrar instituições desportivas mas também trabalharem na melhor forma de transmissão dos valores olímpicos às suas comunidades.

Enquadrado neste curso terá lugar uma sessão aberta ao público (palestra) no dia 31 de janeiro, pelas 18:00 horas, no auditório do Instituto Universitário de Educação (IUE), sobre Financiamento no Desporto.

Por sua vez, o encontro de Diretores-técnicos nacionais desportivos terá lugar no ginásio EFIT, no Palmarejo, de 29 janeiro a 02 de fevereiro, com o objetivo de criar uma ferramenta multidisciplinar que possa vir de auxílio aos próprios diretores, na preparação e planeamento das participações cabo-verdianas em campeonatos internacionais, Jogos da Juventude Africana de Argélia e Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.

Neste encontro várias serão as temáticas abordadas, entre elas a psicologia do desporto, identificação de talentos desportivos, fisioterapia - prevenção e tratamento de lesões, treinos de força e potencia.

De realçar que estes dois eventos são financiados pela Solidariedade Olímpica.