• PT
  • EN
  • FR

No dia 13 de fevereiro será assinalado, mais uma vez, o Dia Mundial da Rádio, que neste ano terá como lema “Desportos e Rádio”, no sentido da utilização deste meio de comunicação como uma oportunidade de melhorar a diversidade, a paz e o desenvolvimento através da cobertura desportiva.

A data de 13 de Fevereiro, dia da criação da Rádio das Nações Unidas em 1946, e foi escolhida pois foi neste dia que ONU emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. Essa data foi uma proposta apresentada pelo Diretor-geral da UNESCO. A referida data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012 em todo o mundo.

Este ano com o envolvimento de centenas de parceiros entre fundos e programas das Nações Unidas; ONGs; Universidades; Fundações e agências de desenvolvimento bilateral; bem como as Comissões Nacionais dos Estados Membros e as delegações permanentes junto da UNESCO, a organização pretende mostrar o papel da rádio como difusor de valores e meio de integração, das mais acessíveis do mundo.

No sentido de organizar as celebrações do Dia Mundial da Radio no nosso país, a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO está a organizar um encontro, no dia 23 de janeiro, com todos os stakeholders interessados.