• PT
  • EN
  • FR

Cabo Verde já tem o seu primeiro Clube Olímpico, fundado no último sábado 13 de janeiro, no município de Santa Cruz, ilha de Santiago, durante uma assembleia geral que reuniu agentes desportivos, representantes da autarquia e moradores locais.

O Clube Olímpico de Santa Cruz (COSCZ), conforme estatuto aprovado, tem por objeto a promoção e organização do desporto como fator de desenvolvimento social da localidade de Santa Cruz.

Este é o primeiro dos clubes Olímpicos que se pretende criar em todas as ilhas do País, como forma de impulsionar e divulgar cada vez mais a Filosofia Olímpica no seio das comunidades, estimulando a prática desportiva aliada a valores e ao desenvolvimento.

Como presidente o COSCZ tem Sabino Correia, professor e que concluiu no ano transato o Mestrado em Gestão de Organizações Desportivas (MEMOS), financiado pela Solidariedade Olímpica, através do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC). O corpo diretivo é ainda formado pela secretária Ivete Rosa.

De salientar que, tendo em vista à criação de mais clubes olímpicos, o COC tem agendado para a última semana de janeiro a inícios de fevereiro, um Curso em administração desportiva dirigido a agentes do desporto de todas as ilhas do país, que terá lugar na sede da organização.

Esta sessão contará com dois representantes de cada ilha.

Foto: Jair Cabral