• PT
  • EN
  • FR

A atleta Olímpica cabo-verdiana de taekwondo, Maria Andrade está entre os 76 nomeados pelo Comité Olímpico Internacional (COI) como Jovem Inspiradores de Novas Mudanças, (YCMs), antes considerados embaixadores, para os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) de Buenos Aires 2018.

Da lista apresentada hoje encontram-se atletas ativos, incluindo 13 atletas olímpicos (dois dos quais também competiram nos JOJ) e 10 ex-alunos JOJ, treinadores, estudantes e jovens profissionais, todos abaixo de 25 anos de idade.
Os Jovens Inspiradores de Mudança foram escolhidos por seus respetivos Comitês Olímpicos Nacionais, num total de 206 filhados no COI, e têm uma missão em comum - apoiar os jovens atletas que irão participar dos Jogos da Juventude e inspirar outros jovens em suas comunidades usando suas experiências nos Jogos Olímpicos.

Maria Andrade tem auxiliado muito o atleta de taekwondo Nicalas Fernandes, que irá representar o país no evento juvenil em outubro do próximo ano, com a sua experiência ganha nos Jogos do Rio2016.

Além de promover os JOJ e os valores olímpicos em seus países, o papel dos YCMs está focado em ajudar os atletas de suas equipas nacionais a tirar o máximo proveito de sua experiência nos Jogos. Eles irão encorajá-los a interagir com pessoas de diferentes desportos e origens e participar de um programa único de atividades e oficinas, com sessões sobre prevenção de lesões, antidopagem, carreiras no desporto e treinamento de media. As lições aprendidas vão capacitar os atletas para desempenhar o melhor de suas habilidades no campo de jogo, e as habilidades de vida para ser verdadeiras embaixadoras de seu desporto fora do campo de jogo, inspirando os jovens em suas comunidades a estarem ativos e abraçar os valores olímpicos.

Os Jogos Olímpicos da Juventude terão lugar de 6 a 18 de outubro na Argentina e Cabo Verde já tem três atletas com participação garantida por wild card. São eles Nicalas Fernandes - taekwondo, Marcelo Gomes e Magda Morreira - em 100 e 3.000 metros no atletismo, respetivamente.

Para mais informações consultar o site dos Jogos: www.olympic.org/yog.

Video promocional de Buenos Aires: https://www.facebook.com/buenosaires2018/videos/1840804299583420/