• PT
  • EN
  • FR

"Serei um embaixador simbólico dos Jogos de Praia Africanos", disse Jorge Carlos Fonseca durante a visita que realizou, esta manhã, 06 de Dezembro, ao Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC). Uma visita enquadra-se no quadro da aproximação do Comité Olímpico às instituições do país, e, neste caso da Presidência da República.

Conhecer a dinâmica e os propósitos do Comité Olímpico e o contributo que tem dado ao desenvolvimento do país foi os propósitos desta visita, que se afigura na primeira já realizada à instituição, em toda a sua história, pelo mais alto magistrado da Nação.

Durante a ocasião o Presidente da Republica deixou saber da sua impressão sobre o trabalho que a instituição tem feito no país.

"É a primeira vez que visito o Comité Olímpico, foi importante para conhecer as instalações, a estrutura física e para saber dos novos desafios que a organização tem pela frente, como grande acontecimento que terá lugar na ilha do Sal em 2019. Serei um embaixador simbólico dos Jogos, exercendo a minha influência onde puder", afirma Jorge Carlos Fonseca.

O Presidente acrescentou ainda que "os valores do desenvolvimento humano da população é algo que todos nós prezamos e sempre defendi que o desporto e a cultura são elementos importantes para chegar a este objetivo", e exortou os cabo-verdianos de Santo Antão à Brava para se juntarem aos valores e ao evento em si.

Por sua vez Filomena Fortes disse que foi uma honra receber o presidente da casa do Olimpismo em Cabo Verde.

"Desde quando nos disseram que vinha cá enchemo-nos de orgulho, foi uma honra ter o Presidente aqui e mostra que ele está interessado", disse a recém-reelegida Presidente do COC.

A ocasião foi aproveitada também para a entrega da bandeira dada à delegação de Cabo Verde, a quando dos Jogos Olímpicos do Rio2016, com a assinatura de todos os membros da comitiva.