• PT
  • EN
  • FR

Cabo Verde recebeu, no final da semana transata, a confirmação de três Wildcards (convites), para fazer a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, Buenos Aires2018, que acontecem de 1 a 12 de outubro na Argentina, reunindo atletas entre os 15 e 18 anos de idade, de 206 países, em 31 modalidades.

As modalidades convidadas são o Atletismo e o Taekwondo, e os três atletas cabo-verdianos que já têm a sua participação garantida são, Marcelo Gomes velocista nos 100 metros da ilha do Sal, Magda Moreira, especialista em 3000 metros, natural de Santiago Norte e Nicalas Fernandes atleta de Taekwondo na categoria -55 kg, e residente nos Estados Unidos.

Contudo como em qualquer Jogos Olímpicos haverá a fase de qualificação, pelo que Cabo Verde poderá até 2018 ter mais atletas com qualificação por mérito.

Os Jogos Olímpicos da Juventude são um evento internacional multi-desportivo, cuja primeira edição foi realizada em Singapura entre 14 e 26 de agosto de 2010.

Os Jogos são realizados a cada quatro anos entre edições da mesma estação (Verão ou Inverno), tal como sucede com o atual formato dos Jogos Olímpicos. A idade dos participantes está limitada, sendo que os atletas só podem ter entre 15 e 18 anos.