• PT
  • EN
  • FR

                                                                                                   O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), tem como sua visão ser uma fundamental agência independente de desenvolvimento do desporto nacional. Para isso desenvolveu esta ferramenta de forma a poder potenciar o seu desenvolvimento, e o desenvolvimento do seu meio.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), tem co mo sua visão ser uma fundamental agência independente de desenvolvimento do desporto nacional. Para isso desenvolveu esta ferramenta de forma a poder potenciar o seu desenvolvimento, e o desenvolvimento do seu meio.

A construção deste plano esteve sempre guiado no cumprimento das funções do Comité Olímpico Cabo-verdiano de:

- Assegurar a observância da Carta Olímpica na República de Cabo Verde;

- Promover os princípios e valores fundamentais do Olimpismo, em particular nos domínios do desporto e da educação, através da promoção de programas de educação Olímpica a todos os níveis nas escolas, ins tituições de educação desportiva e universidades;

- Encorajar a criação de instituições dedicadas à educação Olímpica, tais como as Academias Olímpicas Nacionais, os Museus Olímpicos e outros programas, nomeadamente culturais relacionados com o Movimento Olímpico;

- Encorajar o desenvolvimento do desporto de alto rendimento, e do desporto para todos;

- Ajudar na formação de gestores desportivos através da organização de cursos e assegurar que esses cursos contribuem para a divulgação dos princípios fundamentais do Olimpismo;

- Tomar medidas contra todas as formas de discriminação e violência no desporto;

- Adotar e aplicar o Código Mundial Antidopagem;

- Representação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos e nas competições multidesportivas regionais, continentais ou mundiais no qual é obrigado a participar nos Jogos da Olimpíada através do envio de atletas.

No exercício das suas funções, o COC entende dever cooperar com todos organismos governamentais;
O COC procurará preservar a sua a utonomia e resistir a todo o tipo de pressões, nomeadamente as de natureza política, jurídica, religiosa ou económica, que possam impedi-los de atuar em conformidade com a Carta Olímpica.

Missão

Desenvolver, promover, proteger e valorizar o movimento olímpico em Cabo Verde, em conformidade com a Carta Olímpica.

Visão

Ser uma fundamental agência independente de desenvolvimento do desporto nacional

Vocação 

Desenvolvimento do desporto nacional com ampla área de intervenção social sendo um aspeto valioso no desenvolvimento humano.

Valores

Amizade, Respeito, Igualdade, Comunidade, Integridade, Excelência, Determinação, Coragem